sábado, 15 de setembro de 2012

De que forma a SEL funciona: sinal com ambas as mão



Sistema de Escrita SEL
 (Sistema de escrita para línguas de sinais)
Adriana S. C. Lessa-de-Oliveira
UESB/CNPq/FAPESB



Sinal com ambas as mãos

Quando o sinal é realizado com as duas mãos, utilizamos caracteres invertidos para indicar a mão de base e a mão principal. Temos três maneiras diferentes de realizar sinais com as duas mãos:


(A) Quando nenhuma das mãos se move:


  

CASA

Para escrever um sinal realizado com as duas mãos, como o sinal CASA, escrevemos primeiro o caractere de configuração da mão de base ()depois o caractere de configuração da mão principal (), acima desses caracteres colocamos os respectivos diacríticos de eixo da mão de base e da mão principal(-superior para dentro) e abaixo os diacríticos de pontos de toque, correspondente ao ponto em que cada mão foi tocada (- pontas dos dedos).


(B) Quando apenas uma das mãos se move:
 
DOENTE 


Para escrever um sinal de duas mãos, em que apenas uma mão se move, como o sinal DOENTE, escrevemos primeiro o caractere de configuração da mão de base (- mão espalmada), depois o da mão principal (- ele espalmado), com os respectivos diacríticos de eixo da mão de base e da mão principal (- anterior para baixo) acima dos caracteres de configuração de mão e respectivos diacríticos de pontos de toque (quando houver) abaixo desses caracteres (-dorso da mão e pontas dos dedos); e, por fim, o caractere de movimento SOMENTE da mão principal (- ziguezague de quatro dedos).

(C) Quando as duas mãos se movem:


FAMÍLIA 

Para escrever um sinal realizado com as duas mãos, como o sinal FAMÍLIA, escrevemos primeiro os caracteres de configuração da mão de base e da mão principal (- efe), com os respectivos diacríticos de eixo da mão de base e da mão principal (-superior para frente), acima desses caracteres, e os respectivos diacríticos de pontos de toque (quando houver) abaixo desses caracteres (-lado do polegar); e, por fim, os caracteres de movimento da mão de base (-curva para frente-direita, com mudança de direção da palma  indicada pelo diacrítico) e da mão principal (-curva para frente-esquerda, com mudança de direção da palma indicada pelo diacrítico), nessa ordem. Nesse caso, os caracteres de movimento das duas mãos são separados por um ou dois pontos.


REALIZAÇÃO OU NÃO DE MOVIMENTO CONJUNTO PELAS AS MÃOS

Se os movimentos das duas mãos ocorrem conjuntamente, dois pontinhos unem os caracteres de movimento das duas mãos, como no sinal FAMÍLIA. Mas, se os movimentos de ambas as mãos não ocorrem conjuntamente, os caracteres de movimento das duas mãos são unidos por um único ponto, como no sinal BICICLETA.     
                        
 
                                                           BICICLETA
  
Se não houver ponto entre caracteres de movimento, isto significa que esses movimentos foram realizados pela mesma mão.


POSIÇÃO DAS MÃOS

O sistema SEL marca também a posição das duas mãos quando se inicia a realização do sinal, das seguintes formas:
  
Quando as palmas ou dorsos das mão estão em paralelo, no início da realização do sinal, os caracteres de configuração de mão são unidos por dois traços (=), como no sinal ABAIXO.
 
                                                             ABAIXO

Quando as mãos estão alinhadas lado a lado (considerando lado as laterais da mão correspondentes aos lados do dedo mínimo e do polegar), os caracteres de configuração de mão são unidos por um traço do tipo hífen (-), como no sinal FLAUTA.
                                                        FLAUTA
                      
Quando as mãos estão alinhadas pelas pontas dos dedos e/ou pulsos, os caracteres de configuração de mão são unidos por um traço do tipo barra (|), como no sinal COLIDIR.
                                                                      COLIDIR

Obs.: Mesmo que nesse sinal não verifiquemos as pontas dos dedos se juntando, temos um alinhamento desse tipo, pois se as mãos se abrirem na posição em que estão, elas se alinham pelas pontas dos dedos.

Quando as mãos estão em diagonal no plano frontal, os caracteres de configuração de mão são unidos por um traço diagonal (\), como no sinal BICICLETA, acima. 


Quando as mãos estão em diagonal no plano transversal, os caracteres de configuração de mão são unidos por caractere do tipo, como no sinal VIOLINO.
                                                                   VIOLINO

Quando as mãos estão em diagonal no plano sagital, os caracteres de configuração de mão são unidos por caractere do tipo, como no sinal ECONOMIZAR.  
    
                                                            ECONOMIZAR 

Nenhuma marcação de posição de mão ocorre quando as palmas não estão em paralelo, alinhadas, ou em diagonal, como no sinal ATÉ.
                                                            ATÉ

Também nenhuma marcação de posição de mão ocorre, ainda que as palmas estejam em paralelo, alinhadas, ou em diagonal, se outro tipo de marcação (como pontos de toque) forem suficientes para definir a posição das mãos na realização do sinal. É o que ocorre com o sinal CONSTRUIR.
                                                                     CONSTRUIR

 ___________________________________________________________________________________
Notas:
- Para mais detalhes ver o "Guia Prático - Mão", na barra superior.
- Está página foi atualizada para a versão SEL 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...